Visão dos Bebês


Visão dos Bebês

Um assunto que gera muita curiosidade entre as pessoas é a visão do bebês. “Será que enxergam somente vultos?” “Quando passam a ver com mais nitidez?” Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre este tema.

O bebê enxerga desde o nascimento. Porém, ele não consegue focar em objetos centrais, enxerga mais o que está nas laterais dos olhos. Próximo de completar um mês, o bebê vai desenvolvendo a capacidade de focar em objetos centrais e, ao completar um mês, enxerga objetos colocados na sua frente, entre 20 e 40 cm. Ele também passa a acompanhar o movimento de objetos grandes que se movem lentamente. Nessa fase, ele ainda não distingue cores, mas percebe diferença na intensidade de cor. Por isso, contrastes como o preto e branco, brilhos e listras chamam sua atenção. Mas de tudo, o rosto humano é o que mais chama a atenção dos bebês.

Aos 3 meses de idade, o bebês já reconhece objetos e pessoas mais familiares e, em torno dos 4 meses já possui uma boa visão colorida e consegue focar objetos mais longe. A partir de então, a coordenação olho-mão se desenvolve plenamente até os 7 meses, permitindo que ele alcance e pegue objetos. Nesta fase, o melhor estímulo para a visão é a variação de ambientes, o que permite a criança a observar objetos variados. Passeios também são muito bem vindos.

A visão vai melhorando progressivamente e por volta de um ano e meio a criança já tem praticamente a mesma acuidade visual de um adulto. Lembrando que é importante a realização do “teste do olhinho” que é feito em todas as maternidades do Brasil nas primeiras 48 horas de vida.


Fonte: Revista Crescer e Portal Bolsa de Mulher

 

 

  Voltar

Pesquisar

Blog Piu-Piu

Olá pessoal, bem vindos ao nosso blog!! Sabemos que com a chegada do bebê a vida das mamães, papais, titios, vovôs, vovós, dindas e dindos muda muito. Nosso blog foi desenvolvido para tornar essa fase de novas descobertas e dúvidas a mais prazerosa possível através da abordagem de diversos temas do universo infantil.

Vamos adorar também saber o que mudou na vida das mamães com a chegada dos pequenos.Quem quiser mandar textos com relatos sobre as expectativas, dicas, experiências receios e tudo o que quiser compartilhar sobre essa nova fase da vida pode mandar para o e-mail marketing@piupiuonline.com.br que, se for selecionado, será publicado aqui no blog, na coluna Vida de Mãe.

Um grande abraço da
Equipe Piu-Piu