Quarto Montessoriano


Árvores na Decoração

Quarto sem berço, com poucos objetos e espelho horizontal no chão? Essas são algumas propostas de Maria Montessori, a primeira mulher diplomada em medicina na Itália, para o quarto dos bebês. Suas propostas ficaram conhecidas como Método Montessoriano, um novo método que enfatizava o surgimento de um ambiente de aprendizado mais criativo para os bebês. O quarto se torna um ambiente rico e estimulante para a criança aprender por meio de suas próprias experiências, de forma criativa, espontânea e saudável.

A prioridade é a liberdade que a criança deve ter, o que é fundamental no desenvolvimento da criatividade e da independência dos pequenos. Trata-se de um espaço livre para explorar, em que tudo esteja ao alcance da criança. Para isso, a segurança se torna imprescindível e o quarto é estruturado pensando no bebê, e não para o uso de adultos. Abaixo estão alguns itens propostos por Maria:

- No quarto Montessoriano, o berço não existe. Ele é substituído por um colchão no chão. Caso o pequeno costume rolar de noite, basta fazer uma proteção em torno do colchão com travesseiros ou almofadas.



- Tapetes fofinhos e aconchegantes são imprescindíveis para que o bebê fique bem confortável para engatinhar e brincar.



- Os móveis são baixos e deixam os objetos ao alcance das crianças. Não pode ter tomada e nem objetos pontiagudos para a segurança dos pequenos.



- No quarto montessoriano, também deve se ter um espelho. Ele serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Para a segurança, é importante que seja um espelho de acríclico e que esteja bem fixado à parede.



- Uma barra, como aquelas de balé , deve ser afixada na parede. É um estímulo para que o bebê a alcance e fique de pé.



- Quadros e objetos decorativos devem estar em uma altura para que possam ser apreciados pela criança.



E vocês, o que acharam do quarto proposto por Maria?


 

 

  Voltar

Pesquisar

Blog Piu-Piu

Olá pessoal, bem vindos ao nosso blog!! Sabemos que com a chegada do bebê a vida das mamães, papais, titios, vovôs, vovós, dindas e dindos muda muito. Nosso blog foi desenvolvido para tornar essa fase de novas descobertas e dúvidas a mais prazerosa possível através da abordagem de diversos temas do universo infantil.

Vamos adorar também saber o que mudou na vida das mamães com a chegada dos pequenos.Quem quiser mandar textos com relatos sobre as expectativas, dicas, experiências receios e tudo o que quiser compartilhar sobre essa nova fase da vida pode mandar para o e-mail marketing@piupiuonline.com.br que, se for selecionado, será publicado aqui no blog, na coluna Vida de Mãe.

Um grande abraço da
Equipe Piu-Piu